Cumplicidades 2025
2025

Close

Cumplicidades 2025

Nacional

Sessões abertas de movimento – Pedro Ramos

Pedro Ramos

Qualquer pessoa, com ou sem experiência em dança contemporânea, é convidada a participar nestas sessões de movimento ao ar livre e experimentar outros modos de sentir e pensar o seu próprio corpo, a partir das propostas de artistas profissionais.

Práticas Anímicas, compilam uma série de técnicas ligadas ao corpo, dentro e fora da arte, que entrelaçam experiências coreográficas, exercícios poético-reflexivos, técnicas yoguicas, estratégias de afinação e empatia, através das quais o corpo, enquanto unidade psicofísica, é envolvido e trazido para primeiro plano no diálogo com o entorno natural, a respiração e com a sua própria dimensão interior. É este conjunto de tarefas perceptivas que conduzem ao movimento, ao som, à modelação da presença ou à criação de uma experiência que pode ser traduzida para outro tipo de expressão – escrita, imagética ou sonora. A partir do tema da respiração, enquanto alimento e movimento do espírito da vida, esta prática explora e investiga o segredo latente na substância da qual somos feitos. O corpo enquanto um pedaço de natureza a ser redescoberto pelo habitar da consciência no seu movimento. Que caminhos se abrirão quando escutamos o percurso da vida, por territórios exteriores e interiores? Enquanto prática de investigação, formação e transformação, procura-se a partilha de uma nova linguagem coreográfica, instigando a repensar os paradigmas do trabalho do corpo na relação com o entorno natural.

Bilhetes online

entrada gratuita

Habitando a floresta enquanto lugar de pesquisa, criação e partilha de ideias, vem desenvolvendo um movimento, linguagem e metodologia de criação artística muito próprios, enquanto estabelece pontes entre a dança e as práticas e filosofias orientais, as técnicas somáticas, a psicologia junguiana e a ecologia profunda. Diretor artístico da Ordem do O. Coreógrafo. Bailarino. Investigador. Artista multidisciplinar. Professor de dança e hatha yoga.
Escola Superior de Dança-IPL. Pós-graduações em Dança Movimento Terapia e Comunicação Não Verbal (UAL) e Teatro do Movimento (ESTC-IPL). Leciona as Oficina de Corpo I e II na licenciatura em Teatro da ESAD.CR. Laureado tanto individual como coletivamente, tem trabalhado com criadores como Madalena Vitorino, Clara Andermatt, Rui Lopes Graça, Stephan Jurgans, José Laginha, Félix Lozano, Cláudia Novoa, João Lourenço, Luca Aprea, Silke Z., Ana Rita Barata, Sofia Silva, Né Barros, Paulo Rodrigues, João Brites, Teresa Simas, Luís Castro, Miguel Moreira e Paulo Ribeiro. Das suas criações destaca Quadratura do Espaço Curvo, Memória de uma Origem, InAdega – com Sofia Belchior, Diário Metafísico, Matriz Arcaica da Sublimação de um Corpo, Coniunctio, Alento, IMO: Ecossistema Interior, Rizoma, Corpo Anímico, Metamorfoses, Naga, ITER, Orpheu: Caminho para Averno, A Morfia, Conferência dos Pássaros (Ur-Gente), Kaminhu Lunju (Ur-Gente), Dionysos e Arboreus. E, de entre os próximos projetos, Corpo Totémico, Kurpu di Mundu, com o Grupo de Dança Contemporânea da Guiné-Bissau.