Cumplicidades 2025
2025

Close

Cumplicidades 2025

Sofia Dias&Vítor Roriz responderam ao convite para programarem o CUMPLICIDADES 2025 com uma aposta clara no risco, na descoberta e no processo criativo. A dupla põe em evidência o labor coreográfico nas suas várias dimensões, com performances que realçam a transversalidade, o cruzamento de áreas artísticas com a ciência, investindo no plano laboratorial. Há aqui uma vontade de intimidade com o público, que pode aventurar-se nos meandros de uma comunidade artística estimulante, cuja multiculturalidade mais se acentua com as participações oriundas de parcerias da EIRA na zona do mediterrâneo. Celebrando a diversidade, o CUMPLICIDADES volta a reafirmar a vitalidade da dança no mapa da cidade.

Francisco Camacho

rectangle-114_

A EIRA é uma estrutura artística sediada em Lisboa, dedicada ao desenvolvimento e promoção, nacional e internacional, da dança e da performance contemporâneas. Tem como missão apoiar e apresentar artistas portugueses e estrangeiros, cujas áreas de trabalho são a dança e restantes disciplinas artísticas que trabalham o corpo, o movimento e o pensamento. São objetivos da EIRA criar, produzir, difundir, promover, afirmar e projetar a contemporaneidade portuguesa. A EIRA produz e promove regularmente o trabalho do seu diretor, Francisco Camacho.

Desde 1996, empenhou-se na produção e promoção internacional dos trabalhos de alguns dos mais relevantes artistas portugueses contemporâneos, nomeadamente os coreógrafos Rafael Alvarez, Mariana Tengner Barros e Tiago Cadete. Para além destes artistas associados, apoia igualmente outros artistas (portugueses e estrangeiros) ao longo do ano, não só providenciando espaço de trabalho em Lisboa para estes desenvolverem as suas criações/investigações/projetos artísticos, como também através da coprodução e apresentação dos seus trabalhos (desde 2015) no Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa – Cumplicidades.

Paralelamente, desenvolve ainda atividades de formação e sensibilização de públicos, dirigidas à comunidade em geral.

Com mais de 30 anos de atividades, reafirma-se como estrutura de criação artística contemporânea e como local de passagem, encontro e cruzamento de criadores e projetos. Prossegue a sua atividade através da produção de novos espetáculos, da organização de festivais internacionais, mostras, ciclos, encontros, conferências e laboratórios artísticos; do fomento da circulação internacional na Europa, América, África e Ásia; do contributo para a memória da dança/performance contemporânea; do incentivo a um ensino artístico de qualidade e a longo prazo.

www.eira.pt