Nacional
Percursos 2.0
Ezequiel Santos
Estação do Rossio (bilheteiras) 14 Mai 18:00

© Ezequiel Santos
Percursos 2.0 é um projeto que cruza a historiografia da dança portuguesa, a estética do lugar e a atmosferologia, a escrita, a música. Consiste num audioguia com um itinerário que constitui uma experiência aos lugares da dança, em Lisboa. O projeto decorre de uma recuperação da primeira edição do Festival Cumplicidades, #0, em 2015, onde criei e realizei quatro visitas guiadas a locais emblemáticos onde a dança portuguesa esteve ou continua a estar presente. A esse propósito, no catálogo do Festival, publicado em 2015, poderá ler-se (p. 48):
«[São] Quatro percursos de carácter experiencial pela memória de dois séculos de dança. O público foi acompanhado por um guia que prestou informação sobre os locais e a sua ligação com a história da dança na cidade de Lisboa. Através de um ambiente animado, criou-se uma relação sensorial forte com os espaços a visitar convidando ao uso dos cinco sentidos.»
A proposta de Percursos 2.0 é a de adaptar a visita guiada originalmente idealizada a partir de espaços não-convencionais, criando uma versão expandida e de natureza híbrida, já que cruzará testemunhos orais, sonoplastia, dados históricos e literatura. Percursos 2.0 parte de um repto de Sofia Dias e Victor Roriz, curadores da edição do Festival Cumplicidades de 2025, no sentido de retomar o projeto original, atualizando o seu formato. O projeto será simultaneamente disponibilizado online e qualquer pessoa poderá fazer este percurso.
– CARREGUE AQUI PARA ACEDER A PERCURSOS 2.0 –
entrada gratuita

Ezequiel Santos (Coimbra, 1967). Doutorado em Arte Contemporânea (CAUC), Psicólogo/Psicoterapeuta. Professor Auxiliar convidado da FMH/Universidade de Lisboa, Professor Adjunto convidado na ESHTE, na área e ciências sociais. Foi Professor convidado na Escola Superior de Dança/IPL em 2005/2006. Actualmente é investigador nos projectos Premiere – Performing arts in a new era: AI and XR tools for better understanding, preservation, enjoyment and accessibility https://premiere-project.eu (HORIZON-CL2-2021-HERITAGE-01), e Observatório Ibero-Americano Políticas para a Dança (OIAPODAN) como investigador colaborador do INET-md (FMH).É diretor e curador na Fórum Dança, associação cultural da qual faz parte desde 1996, tendo participado em eventos e intercâmbios internacionais com mais de uma centena de parceiros. Leciona regularmente seminários em História e Teoria da Dança.
Foi programador convidado pela EIRA para Cumplicidades – Festival Internacional de Dança de Lisboa (2015 e 2016). Estudou fotografia, teatro, e dança em Lisboa e Nova Iorque. Concluiu o II Curso de Monitores de Dança da Fórum Dança em 1993. Participou em criações de Madalena Victorino, Rui Nunes e Francisco Camacho entre 1990-1996 apresentando-se em território europeu.
Colaborou, entre outros, nos livros Movimentos Presentes (M. J. Fazenda, Ed., Cotovia & Danças na Cidade, 1997), Corpo Fast Forward (Porto 2001 & Número, Ed.), Documento Dez Mais Dez (Re.Al/João Fiadeiro & Forum Dança, Ed., 2001), Tourfly – Inovação e Futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa-01-0145-Feder-023368), Eshte, 2019, Strategic Business Models to Support Demand, Supply, and Destination Management in the Tourism and Hospitality Industry (Luisa Carvalho, Lurdes Calisto & Nuno Gustavo, Eds., IGI Global, 2020), Caderno do Rivoli # 9, 2023. Os seus artigos têm-se centrado nas área do corpo (View of Body, tourisms, resonances (ufjf.br)) e das artes performativas (https://doi.org/10.53072/RED202401/00209). Enquanto conferencista ou moderador tem participado em eventos na Alemanha, Áustria, Brasil, Bulgária, Espanha, Japão, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Roménia e Turquia.
[Percurso A]
CONCEITO, DIREÇÃO ARTÍSTICA E TEXTOS Ezequiel Santos
CRIAÇÃO SONORA E EDIÇÃO Sérgio Delgado
VOZ E LOCUÇÃO Nídia Roque
MÚSICA Sérgio Pelágio (banda sonora de Gust, 2023)
PRODUÇÃO EIRA
APOIOS Premiere – Performing Arts in a New Era
AGRADECIMENTOS Madalena Victorino, Pedro Ramos, Sérgio Pelágio
[Percurso B]
CONCEITO, DIREÇÃO ARTÍSTICA E TEXTOS Ezequiel Santos
CRIAÇÃO SONORA E EDIÇÃO Sérgio Delgado
VOZ E LOCUÇÃO Nídia Roque
MÚSICA Pedro Ramos (banda sonora de ARBOREUS, 2024)
PRODUÇÃO EIRA
APOIOS Premiere – Performing Arts in a New Era
AGRADECIMENTOS Madalena Victorino, Pedro Ramos, Sérgio Pelágio