Cumplicidades 2025
2025

Close

Cumplicidades 2025

Internacional

Fuck me Blind (Studio)

Matteo Sedda

Centro Cultural de Belém - CCB (Blackbox) 23 Mai 20:00 / 24 Mai 19:00

©-vibe-stalpaert

© Vibe Stalpaert

Inspirado em Blue, filme autobiográfico de Derek Jarman, o coreógrafo italiano Matteo Sedda apresenta um dueto em que os intérpretes partilham o mesmo ponto de articulação. Numa atmosfera hipnótica, através da força centrífuga, os bailarinos enrolam-se e moldam-se um ao outro, enquanto Eros e Thanatos se penetram mutuamente e coexistem como forças centrípetas num equilíbrio fatal e irredutível.

Bilhetes online

MATTEO SEDDA, coreógrafo, bailarino e ativista de origem sarda, tem colaborado e continua a trabalhar como freelancer com vários artistas, incluindo Jan Fabre, Enzo Cosimi, Aïda Gabriëls, Igor x Moreno, e Dag Taeldeman & Andrew Van Ostade.
Desde 2018, Sedda tem desenvolvido uma pesquisa coreográfica profundamente marcada pela sua experiência com o VIH. Explorando o desejo e a vulnerabilidade, procura criar novas representações da SIDA, renovando o diálogo entre a memória histórica e a remodelação artística.
O seu trabalho presta homenagem aos artistas perdidos devido a complicações relacionadas com o GRID (Gay-Related Immune Deficiency), estabelecendo um diálogo contemporâneo com o passado e tornando o seu corpo infetado o ponto de partida para uma nova escrita coreográfica.
Após o seu primeiro solo, POZ!, em que o seu coming out como pessoa que vive com VIH se tornou tanto um manifesto político quanto artístico, está atualmente a trabalhar num novo duo coreográfico. Vencedor do DNAppunti Coreografici 2024, o duo estreará a 19 de outubro de 2025, no RomaEuropa Festival.
Como ativista, Matteo partilha a sua experiência pessoal para fornecer informação e apoio sobre o VIH. Colabora com várias organizações europeias, incluindo LILA, Sensoa, Ex Aequo e Plateforme Prévention Sida.

CONCEITO E DIREÇÃO Matteo Sedda
COREOGRAFIA E PERFORMANCE Marco Labellarte, Matteo Sedda
SOM Gio Megrelishvili
DRAMATURGIA E DESIGN DE LUZ Margherita Scalise
FIGURINOS Maarten Van Mulken
MENTORIA Igor Urzelai Hernando, Moreno Solinas
PRODUÇÃO Fuorimargine – Centro de Produção de Dança e Artes Cénicas da Sardenha
CO-PRODUÇÃO Théâtre de Vanves / Palco convencional de interesse nacional “Arte e criação” para dança contemporânea e escrita através das artes (FR)
COM O APOIO DE Grand Studio (BE)
RESIDÊNCIAS S’ALA – espaço para artistas* (IT), Com a ajuda de Ad Lib – Residências belgas LIBITUM (BE), Destelheide (BE), Residência no Studio Thor, com o apoio da companhia Thor / Thierry Smits (BE), Festival Pedra Dura (PT), Bora Bora (DK), BAMP (BE)
AGRADECIMENTOS FESTIVAL + DE GENRES (FR), Aids, arquivos e assembleias de artes na Bélgica (BE), oester (BE), LILA Cagliari (IT) e Benoit Van Aken