Talks
Caleidoscópio – Grupo de reflexão do Cumplicidades
David Marques
vários locais 22 Mai 00:00

O grupo de reflexão do Cumplicidades é uma comunidade temporária composta por artistas e estudantes de dança, que assiste a diferentes propostas performativas do festival para depois, partindo dessa experiência coletiva, refletir sobre as suas próprias práticas, desejos e mundivisões.
Neste programa acolhe-se a diversidade de experiências e de pontos de vista, e procura-se fortalecer uma comunidade de pensamento em torno da dança e da performance, que valorize a escuta, a fala e a troca. Os encontros do grupo, não públicos, decorrem nos diferentes espaços de apresentação das peças que compõem a programação do festival.
Candidatura aberta até dia 11 de maio - https://forms.gle/kwUBdd4jn4fq5CfZ8.

David Marques (Torres Novas, 1985) é coreógrafo, intérprete, investigador e faz, regularmente, acompanhamento crítico e assistência de artistas da dança e do teatro. Estudou na Escola Superior de Dança – IPL e no Centre Chorégraphique National de Montpellier (formação exerce) como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e fez um mestrado em Estética e Estudos Artísticos – Arte e Culturas Políticas, da NOVA FCSH.
Começou a desenvolver o seu trabalho coreográfico em 2007, com o apoio da EIRA. Como intérprete, tem colaborado com Loïc Touzé (regularmente desde 2014), Francisco Camacho, Filipa Francisco, Lucie Tuma, Tiago Guedes, Raquel Castro, Tiago Vieira, Emily Wardill, Bruno Alexandre, entre outras.
Entre 2021 e 2023, fez mediação e curadoria no âmbito do ‘ITINERÁRIOS’, um programa dos Estúdios Victor Córdon e do Camões – CCP Maputo.
Tem contribuído com textos para livros e revistas, nomeadamente, o ebook AURÉLIA DE SOUZA. Mulheres Artistas em 1900 (edição do IHA-NOVA FCSH / IN2PAST), a Revista Estud(i)os de Dança 4, o Livro O Stand 1.0 e a revista Watt (dance & performance).
A sua peça ‘Mistério da Cultura’ recebeu o Prémio Autores SPA para ‘Coreografia’, em 2020.
É cofundador, com Nuno Pinheiro, da Parca associação cultural.