Projecto Internacional – O resultado de uma Residência Artística

Projecto Internacional – O resultado de uma Residência Artística

Na sequência do trajecto iniciado na edição passada, a dimensão internacional do CUMPLICIDADES continuará centrada nos países da região do Mediterrâneo.

Abraham Hurtado, programador convidado do CUMPLICIDADES’18, decidiu lançar uma convocatória aberta para seleccionar cinco artistas do âmbito da dança, no seu mais amplo espectro, para desenvolver uma peça colectiva. À convocatória lançada responderam cerca de 300 artistas, sendo que os 5 finalistas são provenientes de Espanha, Grécia, Turquia, Israel, Itália e Portugal.

O processo artístico terá lugar no Centro Negra, um espaço de criação artística em Blanca – Espanha, de 10 de Fevereiro a 4 de Março. Os 5 artistas irão habitar um espaço de troca, discussão, sobreposições, experimentação, pesquisa, criatividade e convivência. É uma experiência que contribui para incorporar alteridades e encontrar formas de actuação, através das artes, como assunto colectivo. Dar voz aos corpos e tentar gerar outros modelos de organização e produção.

O espectáculo com estreia absoluta em Lisboa, resulta de um diálogo rico, no qual os critérios de diversidade territorial, gênero, idade, técnicas e/ou abordagens na dança, bem como o percurso profissional, garantem uma visão entusiasmante para o panorama europeu da dança contemporânea.

A peça será apresentada em sete espaços distintos, durante sete dias consecutivos, mantendo uma estrutura comum mas transformando-se sempre, propondo sete variações como resposta a cada um dos espaços.