Espetáculo
Raízes
Magnum Soares (BRASIL)
CAL - Centro de Artes de Lisboa
18 Mai 19:00 / 19 Mai 21:00
Classificação: M/16 / Duração: 60 min
© Thierry Marco
Raízes parte de uma reflexão sobre o impacto da mineração no Brasil, no qual o maior desastre tecnológico social e ambiental do mundo, responsável por destruir Bento Rodrigues (Minas Gerais, Brasil), ganha visibilidade. O espetáculo, de carácter documental e autobiográfico, nasce da necessidade de o criador se expressar sobre o tema, ao mesmo tempo que o redescobre e o transporta para a atualidade, numa fusão entre relembrar o passado e prevenir o futuro, unindo pontos que se aproximam e que podem resultar nas mesmas consequências desastrosas.
A redescoberta das tradições e raízes do bailarino ganha forma através da dança e da fusão de elementos cénicos e conduz o público a um estado de iminência permanente que denuncia o que ainda poderá estar por vir, não só no Brasil, mas no mundo.
Bilhete normal: 7,5€ / Desconto: 5€. Bilhetes disponíveis 1 hora antes de cada apresentação (aceita apenas dinheiro e MBWay), sujeito à disponibilidade. Para reservas, utilize o link acima.
Magnum Soares
Nasceu em 1996, em Minas Gerais – Brasil. Diretor artístico da estrutura de criação e difusão de espetáculos Universo Paralelo, juntamente com Adriana Melo. Em 2012, iniciou-se em Belas Artes com a orientação do Mestre Elias Layon. Formado em Dança pela Escola de Bailados de Mariana. Formado em Teatro de Marionetas pelo mestre argentino Catin Nardi, na Companhia Navegante, onde trabalhou em espetáculos e intervenções de rua. Em 2018, concluiu o curso de Dança-Teatro FOR DANCE THEATRE na Companhia Olga Roriz. Desde 2018, é bailarino na Companhia Nome Próprio no espetáculo “Margem” do coreógrafo Victor Hugo Pontes. Em 2019 integrou o elenco do espetáculo “A Laura quer!” e em 2022 do espetáculo “Concerto n.º 1 para Laura”, de Sílvia Real e Francisco Camacho. É intérprete no espetáculo “Pequenos Poemas Lá Fora”, de Marina Nabais (2020/22) e no espetáculo “BRASA”, de Tiago Cadete (2021). É intérprete no espetáculo de teatro para a infância “Australopiteco”, de Adriana Melo (2021). Em 2020 cocriou com Adriana Melo um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas intitulado “A Caravela Desconhecida” e em 2022 ambos voltam a criar um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas, de título “Augusto e Benjamim à procura da Terra do Nunca”. No seu percurso artístico conta com colaborações com outros criadores, como Olga Roriz, Leonor Barata, Marta Jardim, Miguel Linares e Guto Martins.
COREOGRAFIA E INTERPRETAÇÃO: Magnum Soares / DRAMATURGIA: Pedro de Filippis / ASSISTÊNCIA COREOGRÁFICA: Bárbara Cordeiro / ASSISTÊNCIA CÉNICA: Guto Martins / MÚSICA ORIGINAL: André Xina / DESENHO DE LUZ: Luís Moreira / CENOGRAFIA: Magnum Soares e Luís Moreira / APOIO CENOGRÁFICO: Élio Antunes / FIGURINOS: Magnum Soares / ACOMPANHAMENTO ARTÍSTICO: Adriana Melo
PRODUÇÃO: Inês Afonso • Universo Paralelo / PARCEIROS: Produções Real Pelágio, Associação Cultural / APOIO À RESIDÊNCIA ARTÍSTICA: Casa da Dança, Centro de Experimentação/Município da
Moita, DeVIR/CAPa e Produções Real Pelágio, Associação Cultural
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa / PARCEIRO INSTITUCIONAL: República Portuguesa – Ministério da Cultura