Festival Cumplicidades – Mais dança nos palcos portugueses

Festival Cumplicidades – Mais dança nos palcos portugueses

O CUMPLICIDADES é um festival dedicado à dança contemporânea centrado nos princípios da reinvenção e da diversidade. Promovido pela EIRA, estrutura artística com 25 anos de existência, o festival conta com uma dupla de programadores diferente a cada edição. Destaca-se pelo facto de ver sempre renovada a sua linha programática e ainda por ser parceiro de espaços de acolhimento que vão desde salas de espectáculos tradicionais a espaços alternativos. Estas características trazem consigo a possibilidade de estender por todo o mapa lisboeta uma comunidade constituída por um público novo, criado pelas intersecções dos diferentes públicos e espaços.

O Festival foi premiado pela segundo ano consecutivo com o selo EFFE 2017-2018, que distingue os melhores festivais da Europa pelo seu compromisso para com a arte, a comunidade e os valores europeus.

A 3ª edição do CUMPLICIDADES, de 10 a 16 de Março, conta com 7 espectáculos nacionais por dia, apresentados durante 7 dias consecutivos, em 7 espaços distintos (Rua das Gaivotas6, Teatro da Trindade, Negócio ZDB, Espaço Alkantara, Teatro Ibérico, CAL – Centro de Artes de Lisboa e Biblioteca de Marvila), num total de 49 sessões. O Projecto internacional consiste em 7 variações do espectáculo, durante 7 dias consecutivos, nos 7 espaços distintos do Festival. Totalizando 56 sessões concentradas numa única semana de Festival.

Este peculiar formato de apresentação proposto pelos programadores convidados do Cumplicidades’18 – Tânia Carvalho e Abraham Hurtado – apela a uma maior representatividade da dança nos palcos portugueses e contraria as carreiras (demasiado) curtas.

(Fotografia: Pablo Lopez)