Espetáculo

Ana Rita Teodoro

[Portugal]

Your Teacher Please

© Pi-Cheng Wang

Your Teacher, Please é uma conferência-dançada onde Ana Rita, enquanto aluna, atravessa as práticas de dança butô que lhe foram transmitidas por Yoshito Ohno no seu estúdio. Com o desaparecimento gradual da primeira geração de bailarinos de butô, torna-se essencial voltar aos seus estúdios e coletar os modos de transmissão desta dança, prestando atenção aos efeitos gerados no corpo e na presença dos alunos. Ao pensar a transmissão em dança, procura-se restaurar os processos dinâmicos de fabricação do butô, para melhor se afastar de uma estética que parece congelada no tempo e sem fundo poético restaurado.

Ana Rita Teodoro

Mestra em “Dança, Criação e Performance” pelo CNDC de Angers e Paris 8 (2011/2013), desenvolveu como pesquisa a criação de uma Anatomia Delirante.Foi aluna do CPCC do Fórum Dança (2002) e do Curso de Coreografia da Fundação Gulbenkian (2005). Estudou o corpo através das disciplinas de anatomia, paleontologia e filosofia no c.e.m com Sofia Neuparth e, o Chi Kung na EMTC de Lisboa. Depois de 2007 participa em workshops liderados por artistas e pesquisadores do butô. Em 2015 recebe a Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da Fundação Gulbenkian para estudar com Yoshito Ohno no Japão e desenvolve uma pesquisa centrada na prática do butô com o apoio do CND (Pantin, França). Desta pesquisa cria a conferência-performativa Your Teacher, please (2018). Criou as coreografias: MelTe (2009), Orifice Paradis (2012), Sonho d’Intestino (2013), Assombro (2015) Palco, Pavilhão (2017) e FoFo (2019). Faz parte da Associação Parasita e é artista associada do CND.

18 Mar 21:30

19 Mar 21:30

20 Mar 21:30

Rua das Gaivotas 6

Espetáculo cancelado.

Conferência Dançada Ana Rita Teodoro
Apoio Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) – Bolsa de aperfeiçoamento Artístico, CND (Pantin, França) - Aide à la recherche et au Patrimoine en Danse, Devir-Capa (Faro) e o Kazuo Ohno Dance Studio (Kamihoshikawa, Japão)
Produção Executiva Associação Parasita / Sinara Suzin
Tradução para Inglês Sabine Macher
Design do Libreto Isabel Lucena
Figurino Olga Rego

M/6 | 80 minutos