Uma tarde no mundo / Performance

Vânia Rovisco

[Portugal]

Sem Título (####)

Um fractal é um padrão sem fim. Fractais são padrões infinitamente complexos, similares a si próprios em diferentes escalas. São criados repetindo um processo simples num loop de feedback contínuo. Impulsionados por uma repetição infinita, os fractais são imagens de sistemas dinâmicos - imagens do Caos. Existem, enquanto formas geométricas na nossa dimensão mais familiar. Os padrões fractais são extremamente habituais, uma vez que a Natureza está cheia de fractais. Por exemplo: árvores, rios, linhas costeiras, montanhas, nuvens, conchas do mar, furacões, etc. Existem também fractais abstratos, como o Mandelbrot Set, gerados por computador, que calculam uma equação simples repetidas vezes.
A instalação é inspirada na escultura Burning in a Forbidden Sea (2011) de Rui Chafes.
... nothing is solid, everything is energy, radiating, repeating
... vibration of absorption to reflection and dispersion of form in matter

Vânia Rovisco

Vânia Rovisco, define-se desde 2008 como artista visual performativa, inserindo o corpo na galeria de arte, onde expande o seu trabalho para outros médiuns – instalações ao vivo, luz, vídeo. Entre 2001 e 2007 foi intérprete da coreógrafa Meg Stuart/Damaged Goods. Dá workshops, faz direção de movimento e continua a trabalhar como intérprete. Entre 2012 e 2015 colaborou em termos curatoriais com o Museu Arpad Szenes Vieira da Silva. Em 2013 estreou o solo The Archaic, Looking Out, The Night Knight e em 2014 encenou Silos de carros e estradas giratórias para 10 homens. É co-fundadora de plataforma artística Aktuelle Architektur der Kultur –AADK, e o seu mais recente projecto Reacting to Time - portugueses na performance lida com o arquivo e transmissão de obras a partir de finais dos anos 60. Foi convidada para fazer a curadoria e direção do curso do Fórum Dança - PACAP 3 - Programa Avançado de Criação em Artes Performativas.

21 Mar 15:00

Museu de Lisboa​ – Palácio Pimenta

Espetáculo cancelado.

Conceção Vânia Rovisco
Atmosfera Sonora Marcus Rovisco
Assistência ao objeto-figurino Mafalda Fialho

M/6 | 90 a 120 minutos

"Uma Tarde no Mundo é uma secção pensada para acontecer durante uma tarde em dois espaços expositivos de Lisboa, com espetáculos e performances em diálogo com os seus contextos espaciais, institucionais e museográficos."