Uma tarde no mundo / Performance

Vânia Rovisco

[Portugal]

Sem Título (####)

Um fractal é um padrão sem fim. Fractais são padrões infinitamente complexos, similares a si próprios em diferentes escalas. São criados repetindo um processo simples num loop de feedback contínuo. Impulsionados por uma repetição infinita, os fractais são imagens de sistemas dinâmicos - imagens do Caos. Existem, enquanto formas geométricas na nossa dimensão mais familiar. Os padrões fractais são extremamente habituais, uma vez que a Natureza está cheia de fractais. Por exemplo: árvores, rios, linhas costeiras, montanhas, nuvens, conchas do mar, furacões, etc. Existem também fractais abstratos, como o Mandelbrot Set, gerados por computador, que calculam uma equação simples repetidas vezes.
A instalação é inspirada na escultura Burning in a Forbidden Sea (2011) de Rui Chafes.
... nothing is solid, everything is energy, radiating, repeating
... vibration of absorption to reflection and dispersion of form in matter

Nota: Bilhete único para todas as performances "Uma Tarde no Mundo" no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta - 3 €
Sujeito à lotação do espaço.

Vânia Rovisco

Vânia Rovisco, define-se desde 2008 como artista visual performativa, inserindo o corpo na galeria de arte, onde expande o seu trabalho para outros médiuns – instalações ao vivo, luz, vídeo. Entre 2001 e 2007 foi intérprete da coreógrafa Meg Stuart/Damaged Goods. Dá workshops, faz direção de movimento e continua a trabalhar como intérprete. Entre 2012 e 2015 colaborou em termos curatoriais com o Museu Arpad Szenes Vieira da Silva. Em 2013 estreou o solo The Archaic, Looking Out, The Night Knight e em 2014 encenou Silos de carros e estradas giratórias para 10 homens. É co-fundadora de plataforma artística Aktuelle Architektur der Kultur –AADK, e o seu mais recente projecto Reacting to Time - portugueses na performance lida com o arquivo e transmissão de obras a partir de finais dos anos 60. Foi convidada para fazer a curadoria e direção do curso do Fórum Dança - PACAP 3 - Programa Avançado de Criação em Artes Performativas.

3 Oct 15:00

Museu de Lisboa​ – Palácio Pimenta

Conceção Vânia Rovisco
Atmosfera Sonora Marcus Rovisco
Assistência ao objeto-figurino Mafalda Fialho

M/6 | 90 a 120 minutos

"Uma Tarde no Mundo é uma secção pensada para acontecer durante uma tarde em dois espaços expositivos de Lisboa, com espetáculos e performances em diálogo com os seus contextos espaciais, institucionais e museográficos."