Espetáculo

Sina Saberi

[Irão]

Damnoosh

© Antonio Ficai

Damnoosh é uma infusão criada a partir da necessidade de unidade e singularidade. Tem como ponto de partida o Naqqali (uma história dramática clássica da literatura oral iraniana), para reunir as pessoas e convidá-las para um momento de presença coletiva.
Sete plantas de sete lugares diferentes do Irão estão presentes no espaço, cada uma trazendo a sua história particular e uma oferenda para o corpo, a mente e para a alma.

Nota: Bilhete normal - 7,5€ | Bilhete com desconto - 5€
Bilhetes disponíveis na bilheteira do Largo Residências - Aceita apenas dinheiro.
Bilheteira abre 1 hora antes do início do espetáculo.

Sina Saberi

Artista e intérprete independente nascido no Teerão em 1988; e com uma bagagem nas áreas de literatura, instrução e comunicação, Sina encontrou o seu caminho nas artes performativas em 2012. Primeiramente como performer em várias produções iranianas e rapidamente passando para teatro físico e finalmente para movimento. Em 2014 criou o seu primeiro solo, on two feet que examina o corpo não treinado com uma urgência de movimento. Esta peça tornou-se num ponto de partida para uma pesquisa que coloca várias questões sobre a lacuna de 40 anos da arte da dança que existe no Irão.

Estas questões tomam a forma de uma prática que explora a dança e movimento num contexto que não abarca estas noções. Em 2016, realizou Prelude, uma breve peça de dança que deseja encarnar a progressão invisível da dança Persa. Em 2017, realizou Damnoosh, uma crítica à sua própria posição como bailarino adventício do Irão, onde a dança é “proibida”. Desde 2017, tem estado no processo criativo da terceira parte desta trilogia, basis for being.

Sina encontra-se em colaboração com vários artistas e autores pelo mundo fora, fundindo a prática através de diferentes disciplinas e comunidades. Co-fundou MaHa dance projects em 2014 que é a fundadora da iniciativa “body movement” no Irão. Em 2017 fundou Kahkeshān – uma organização comunitária dedicada à pesquisa e criação de dança.

20 Mar 21:00

21 Mar 19:00

Largo Residências - Palácio Visconde da Graça

Conceito e Criação Sina Saberi
Música de Mohammadreza Shajarian & Mohammad Alizadeh - Remisturação por Farbod Maeen
Figurino Lida Noba
Design de Luz Ali Kouzehgar
Apoio MaHa dance projects & Kahkeshān

M/12 | 60 minutos