Uma tarde no mundo / Performance

Sezen Tonguz

[Portugal]

Ato Invisível

© Vera Rodrigues - 2012, Buitenwerkplaats

Territórios que nunca pisamos antes estão na ponta dos dedos. Os limites entre o que nos pertence e onde pertencemos tendem a mudar de um minuto para o outro. Formamos um corpo coletivo que pertence a várias origens, idiomas, geografias e nações que recompõem continuamente o nosso ecossistema. Ato invisível reflete a natureza das nossas menores ações e os seus efeitos no mundo em que vivemos e convida-nos a refletir sobre uma ecologia do agora com ênfase na efemeridade da existência humana na Terra. O solo e o corpo da performer compõem uma tela de paisagens em constante mudança e esculpem um terceiro corpo em movimento. O solo torna-se a extensão do corpo e cobre tudo. Devir-se solo. Devir-se terra.

Nota: Bilhete único para todas as performances "Uma Tarde no Mundo" no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta - 3 €
Sujeito à lotação do espaço.

Sezen Tonguz

Sezen Tonguz teve desde 2002 formação em dança contemporânea no Estúdio de Dança CATI, Istambul e frequentou o Programa de Pesquisa e Criação Coreográfica (PEPCC) no Fórum Dança, Lisboa (2008-2009). Participou como bolseira da Fundação GDA, no DanceWeb Scholarship Programme 2019 com mentoria de Anne Juren e Annie Dorsen em diálogo com Mette Ingvartsen no âmbito do Festival Impulstanz em Viena. Desde 2003, recebeu várias bolsas e prémios para projetos de pesquisa, criação artística, circulação, programas de intercâmbio. Desde 2009, os seus trabalhos foram apresentados na Turquia, na Europa, no Brasil e nos E.U.A. Colaborou com Tetsuro Fukuhara, Sabine Jamet, Ali Moini, Daria Kaufman, Özlem Günyol&Mustafa Kunt, Anouk van Dijk entre outros. Iniciou a rede informal Moving (Re)union e coordena os seus projetos internacionais desde 2015. Mestrada na Comunicação e Artes Sezen Tonguz continua a sua pesquisa e atividade na criação artística e curadoria nas artes performativas. Vive e trabalha em Lisboa.

3 Oct 17:00

Museu de Lisboa​ – Palácio Pimenta

Conceção, Direção Artística, Interpretação Sezen Tonguz
Assistência Artística e Fotografia Vera Francisco
Residências de Criação Tanzquartier Wien, Buitenwerkplaats
Apoios Kultur Kontakt Austria, Tanzquartier Wien
Agradecimentos Özlem Alkış, Walter Heun, Marko Milic, Müge Olacak

M/12 | 35 minutos

"Uma Tarde no Mundo é uma secção pensada para acontecer durante uma tarde em dois espaços expositivos de Lisboa, com espetáculos e performances em diálogo com os seus contextos espaciais, institucionais e museográficos."