Uma tarde no mundo / Performance

Sezen Tonguz

[Portugal]

Ato Invisível

© Vera Rodrigues - 2012, Buitenwerkplaats

Territórios que nunca pisamos antes estão na ponta dos dedos. Os limites entre o que nos pertence e onde pertencemos tendem a mudar de um minuto para o outro. Formamos um corpo coletivo que pertence a várias origens, idiomas, geografias e nações que recompõem continuamente o nosso ecossistema. Ato invisível reflete a natureza das nossas menores ações e os seus efeitos no mundo em que vivemos e convida-nos a refletir sobre uma ecologia do agora com ênfase na efemeridade da existência humana na Terra. O solo e o corpo da performer compõem uma tela de paisagens em constante mudança e esculpem um terceiro corpo em movimento. O solo torna-se a extensão do corpo e cobre tudo. Devir-se solo. Devir-se terra.

Nota: Bilhete único para todas as performances "Uma Tarde no Mundo" no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta - 3 €
Sujeito à lotação do espaço.
Bilhetes disponíveis na bilheteira do Museu de Lisboa, das 10h às 18h.

Sezen Tonguz

Sezen Tonguz teve desde 2002 formação em dança contemporânea no Estúdio de Dança CATI, Istambul e frequentou o Programa de Pesquisa e Criação Coreográfica (PEPCC) no Fórum Dança, Lisboa (2008-2009). Participou como bolseira da Fundação GDA, no DanceWeb Scholarship Programme 2019 com mentoria de Anne Juren e Annie Dorsen em diálogo com Mette Ingvartsen no âmbito do Festival Impulstanz em Viena. Desde 2003, recebeu várias bolsas e prémios para projetos de pesquisa, criação artística, circulação, programas de intercâmbio. Desde 2009, os seus trabalhos foram apresentados na Turquia, na Europa, no Brasil e nos E.U.A. Colaborou com Tetsuro Fukuhara, Sabine Jamet, Ali Moini, Daria Kaufman, Özlem Günyol&Mustafa Kunt, Anouk van Dijk entre outros. Iniciou a rede informal Moving (Re)union e coordena os seus projetos internacionais desde 2015. Mestrada na Comunicação e Artes Sezen Tonguz continua a sua pesquisa e atividade na criação artística e curadoria nas artes performativas. Vive e trabalha em Lisboa.

21 Mar 17:00

Museu de Lisboa​ – Palácio Pimenta

Conceção, Direção Artística, Interpretação Sezen Tonguz
Assistência Artística e Fotografia Vera Francisco
Residências de Criação Tanzquartier Wien, Buitenwerkplaats
Apoios Kultur Kontakt Austria, Tanzquartier Wien
Agradecimentos Özlem Alkış, Walter Heun, Marko Milic, Müge Olacak

M/12 | 35 minutos

"Uma Tarde no Mundo é uma secção pensada para acontecer durante uma tarde em dois espaços expositivos de Lisboa, com espetáculos e performances em diálogo com os seus contextos espaciais, institucionais e museográficos."