Projecto Internacional “Documenting Questions”

Projecto Internacional “Documenting Questions”

“Documenting Questions” é umas facetas da colaboração entre o Festival Cumplicidades e Contemporary Image Collective – CiC (Cairo, Egipto), inserido no programa Euro – Árabe Tandem Shaml.

O projecto parte da necessidade de reflectir sobre as dinâmicas da programação e o seu impacto na práctica artística. Paralelamente, reclama a importância de documentar o processo artístico e quais os possíveis formatos (vídeo, fotografia, ilustração, escrita e graphic recording).

No processo de pesquisa e documentação, dez artistas sediados no Cairo e Lisboa foram entrevistados e convidados a partilhar a sua opinião e experiência sobre as questões que estão na génese do projecto.
Este material serviu de base de trabalho para a residência artística que tem lugar de 24 de Junho a 3 de Julho, nos Estúdios Victor Córdon, em Lisboa, e que reunirá quatro artistas oriundos de Portugal e Egipto.

Camilla Morello, Mostafa El Baroody, Inês Campos e Abdelkarim Mohamed, apoiados por uma equipa formada por Sandra Edward, Sara Machado e Sara P. Mendes, debruçam-se sobre questões como tendências de programação, exposição, oportunidade e dinâmicas de poder.
Durante a apresentação informal a ter lugar último dia do projecto, pretende-se dar espaço ao diálogo com todos os presentes sobre o projecto e o trabalho desenvolvido.

O video promocional da autoria de Sara P.Mendes está disponível aqui.
E aqui uma versão mais completa, e com a mesma autoria.

Este projecto conta com o apoio crucial dos artistas entrevistados, do Pólo Cultural Gaivotas l Boavista, Estúdios Victor Cordón, Câmara Municipal de Lisboa, Maria Abreu Pinto [Embaixada de Portugal no Cairo], Miguel Amaro e Sherif Gamil.

Ilustrações e fotos de Sara P. Mendes