Cumplicidades

“Cumplicidades”, o nome, surge da vontade de criar pontes não só entre a dança contemporânea e os seus públicos, mas também entre estruturas, espaços, artistas, público e parceiros.

O Cumplicidades é um festival dedicado à dança contemporânea centrado nos princípios da reinvenção e da diversidade. Com uma dupla de programadores diferente a cada edição, o festival destaca-se pelo facto de ver sempre renovada a sua linha programática e ainda por ser parceiro de espaços de acolhimento que vão desde salas de espectáculos tradicionais a espaços alternativos.

7x7x7

O Cumplicidades 2018 reúne duas propostas ousadas: a de Tânia Carvalho assenta na repetição, com 7 espectáculos em 7 dias consecutivos de apresentação; o desafio de Abraham Hurtado a um colectivo de artistas reunidos por convocatória aberta, atenta na variação, na diferença, com a reconfiguração de uma mesma proposta artística em 7 espaços, nos mesmos 7 dias. Interpelando o dado adquirido de práticas de programação de carreiras muito curtas para espectáculos de dança, o Festival proporciona a criadores de proveniência e experiências diversificadas uma semana em palco. Agora, caberá aos públicos responderem a este repto, usufruindo de universos criativos e incursões estéticas estimulantes, reunidos por dois olhares atentos à actualidade da dança, sem descurar o que acontece nas suas margens.

Francisco Camacho

7 x Dias 7 x Espaços 7 x Espectáculos

Edições Passadas

Programadores Convidados

Abraham Hurtado

Abraham Hurtado nasceu em Murcia, Espanha. É performer e artista plástico, tendo colaborado com inúmeros artistas visuais da dança e do teatro em Espanha e internacionalmente. O seu trabalho pessoal explora as noções de espaço, a presença e a relação com o público, tentando exprimir como isso afecta a percepção-recepção de cada proposta.

TÂNIA CARVALHO

Tânia Carvalho nasceu em Viana do Castelo, Portugal. Ao longo dos últimos 20 anos, a coreógrafa tem vindo a construir uma das obras mais singulares e fascinantes da dança portuguesa contemporânea. Fazendo convergir para a sua obra vários territórios de expressão artística, como a dança, a composição musical, o desenho, a pintura e a memória do cinema, foi tecendo um universo enigmático mas consistente, que brilha como um diamante soturno.

www.taniacarvalho.org

Eira

A EIRA é uma estrutura artística sediada em Lisboa, fundada por Francisco Camanho em 1993, dedicada ao desenvolvimento e promoção, nacional e internacional, da dança e performance contemporânea. Tem como missão apoiar e apresentar artistas portugueses e estrangeiros, cujas áreas de trabalho são a dança e restantes disciplinas artísticas que trabalham o corpo, o movimento e o pensamento. São objectivos da EIRA criar, produzir, difundir, promover, afirmar e projectar a contemporaneidade portuguesa. Mais informação em www.eira.pt

Contactos

Espaço EIRA / Teatro da Voz
Travessa de São Vicente 11
1100-575 Lisboa – Portugal
(+351) 213 530 930

Direcção de Produção e Relações Internacionais
Sara Machado
internacional@festivalcumplicidades.pt
(+351) 967 406 683

Assessoria de Imprensa
Mafalda Simões
mafalda.simoes@festivalcumplicidades.pt
(+351) 962 941 942

Produção e Comunicação
Carlota Borges Lloret
producao@festivalcumplicidades.pt
(+351) 929 114 357

Produção Executiva
Roger Madureira
roger.madureira@festivalcumplicidades.pt
(+351) 912 824 518

Coordenação Passaporte da Dança
Tiago Sgarbi
tiago.sgarbi@festivalcumplicidades.pt
(+351) 919 361 133

Direcção Técnica
João Chicó
tecnica@festivalcumplicidades.pt

Programa Educativo
João Leitão
programa.educativo@festivalcumplicidades.pt

Design

Ana Freitas
Many Islands
www.many-islands.com

Web Development
Hugo Rodrigues
Mentol – Atelier de Comunicação
www.mentol.pt

Estágio Curricular
André Ferreira
Carolina Elvira
Diana Almeida
Joana Pato

Design

Ana Freitas
Many Islands
www.many-islands.com

Web Development
Hugo Rodrigues
Mentol – Atelier de Comunicação
www.mentol.pt

Estágio Curricular
André Ferreira
Carolina Elvira
Diana Almeida
Joana Pato

newsletter