Workshop

Khouloud Yassine

[Líbano]

Workshop

© Greg Demarque

O workshop será dividido em duas partes principais:
- Movimento e ritmo.
- O processo de "Heroes".

Na primeira parte, o foco será a musicalidade do movimento corporal através da sua ritmicidade, noções que são centrais no meu trabalho. Iremos desenvolver novas ferramentas de improvisação baseadas em diferentes “atividades” e propostas rítmicas. A ação de caminhar e as suas variações serão algo onde nos iremos debruçar, criando ritmo através dos pés e redirecionando-o por todo o corpo; essa “distribuição rítmica” que visa levar os participantes a aceder a um estado de ritmo, conectar-se à interligação superior/ inferior e promover a estabilidade/ mobilidade.

Progredimos com padrões rítmicos enquanto imóveis antes de movê-los pelo espaço:
- Primeiro, focamo-nos numa consciência rítmica interna e depois transferimos para uma consciência externa; ouvimos o pulso da música antes de passar para ela e com ela.
- Começamos com movimentos que não se mobilizam antes de progredir para movimentos que o fazem. Enquanto exploramos movimentos não locomotivos.

Na segunda parte, passaremos pelo processo que segui na produção do solo “Heroes” e as principais noções que aprofundei, nomeadamente, a relação entre o corpo, a imagem e o poder.

- Khouloud Yassine

Inscrições

Nota: O workshop será dirigido em inglês.

Khouloud Yassine

Khouloud Yassine é coreógrafa, bailarina e atriz. Licenciou-se em artes performativas na Fine Arts Institute em Beirut antes de se especializar em coreografia em particular em Sorbonne Paris 8. Em 2001, co-fundou Maqamat Dance Theater com quem trabalhou até 2005. Em 2007, colaborou com o percussionista e compositor Khaled Yassine com quem criou “B Laylé men Azar” (2007), “Entre Temps” (2009), e “Entre Temps 2” (2012). Em filme, atuou em “What’s Going On?” de Jocelyne Saab e coreografou o videoclip “Obscenitas Project” com a Dance Works Rotterdam. O seu solo “Le silence de l’abandon” criado em 2012 foi apresentado no Friche de la Belle de Mai em Marseille, o Atelier de Paris Carolyn Carlson, o Frac Lorraine em Metx, o Quartz em Brest e o centro de coreografia em Caen. Em 2014 colaborou como performer com a coreografa Danya Hammoud em “Mes mains sont plus âgées que moi” e em 2016 como performer na “Retrospective” de Xavier Le Roy.

12 Mar 10:00

13 Mar 14:00

Eira / Teatro da Voz

12 Mar > 10h a 13h | 13 Mar > 14h a 17h

Público alvo Aberto para todos
Limite de inscrições Vagas limitadas
Preço único 15€ - aceita apenas dinheiro

A pagar no primeiro dia de workshop; pede-se que cheguem 30 minutos antes do início do mesmo.

Inscrições a partir do formulário disponível abaixo - até 28 de Fevereiro.