Estúdios abertos

Lana Schmeit

[Síria]

Once Again – Cancelado

© Sam Lens

Esta criação tem como inspiração fotografias que foram tiradas na Síria nos últimos 7 anos. Estas imagens são a base de uma peça multimedia e multidisciplinar que explora através da fotografia, música e dança 6 temas ligados à guerra na Síria: Choque, Frio, Fome, Migração, Perda, Morte e Vida. Lana Schmeit procura iniciar um diálogo e troca com a diversa comunidade artística e de dança e abrir novas possibilidades para colaborações.

Durante a sua residência no festival CUMPLICIDADES, Lana desenvolverá a peça e trabalhará com 4 a 5 bailarinos selecionados em 2 novas partes: Frio e Perda. Lana pretende trabalhar com bailarinos residentes em Portugal, na coreografia que preparou para a peça, com a música especialmente composta para a mesma. Cada parte foi coreografada com base nas fotos de Sam Lens na Síria.

No final da residência, Lana e os bailarinos apresentarão os resultados do seu trabalho e ensaios ao público. O trabalho será apresentado com as imagens projetadas de Sam Lens e a música de Aamen Alarand.

Nota: Bilhete único para os três estúdios - 5 €
Bilhetes disponíveis na bilheteira do CAL- Primeiros Sintomas - Aceita apenas dinheiro.
Pode comprar o seu bilhete a partir de 1h antes do espetáculo.

Lana Schmeit

Lana Schmeit graduou-se do Institute of Culture, a faculdade de coreografia em Damasco. Ensinou Coreografia no instituto, encenou e criou performances de dança e participou em inúmeros workshops com Akharam Khan e Sasha Walt’s ou atuou com Henrietta Horn. Foi um dos primeiros membros da Syrian Contemporary Dance Company Sima durante 8 anos. Reside atualmente em Istambul, e trabalha como bailarina, coreógrafa e professora de dança. Em Junho de 2019 foi selecionada para participar em Camping, International Choreographic Platform organizado por l’ONDA e a CND em França.

14 Mar 19:00

CAL - Primeiros Sintomas

Coreógrafa Lana Schmeit
Design de Som e Música Aamen Alarand
Fotografia Sam Lens
Co-produtora, Produtora em Tour A Corner in the World

M/6 | 30 minutos

O projeto beneficiou do apoio da AMARRE Residency program em 2018. AMARRE é um programa de residências que providencia um espaço seguro de trabalho para artistas deslocados à força (ou artistas em exílio) para desenvolverem os seus projetos e partilharem-nos com as suas comunidades anfitriãs, e também os interligar dentro do mercado profissional nos novos ambientes onde se encontram.

Para a sua edição piloto em 2017-2018, AMARRE esteve em quatro países distintos: Líbano, Turquia, França e Bélgica.

O programa foi desenhado e dirigido por Collectif Kahraba /Hammana Artist House
Em parceria com L’Atelier des Artistes en Exil (França), A Corner in the World (Turquia), Moussem (Bélgica).
Com o apoio de French Ministry of Europe & Foreign affairs
2017 - 2018

Apoio: